Inscrições e submissões

As comunicações e os Pôsteres serão submetidos e avaliados de acordo com os critérios e sistemática de avaliação da ANPED, de acordo com o seguinte cronograma:

Cronograma

Março

 

Fechamento dos encaminhamentos pela coordenação da Reunião Regional junto a Diretoria da ANPED e do Forpred.

Abril – Maio - Junho

01 de abril a

8 de maio

Inscrição de trabalhos (comunicação e pôsteres) para a 12ª Reunião Regional Sudeste da ANPED, por meio do sistema Anped

17/5 a 02/6

Período de avaliação pelos ad hocs. Os trabalhos serão avaliados por dois ad hocs dos GTs.

03/6 a 06/6

Período de avaliação pelo CC. Nesta fase, o CC fará a consolidação das avaliações e as discrepâncias.

07/6

Divulgação do resultado

08/6

Período para recursos

09/6

Período de julgamento de recursos

10 de junho

Divulgação do resultado final

 

 

Julho

10 a 13 de julho

12ª Reunião Científica Regional da ANPED

Para a submissão de trabalhos ou pôster na 12ª REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL SUDESTE DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL E PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (ANPED-Sudeste) você deverá acessar a página da ANPED – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO e clicar na aba “ASSOCIADO”.Somente os associados quites com a anuidade de 2016 podem submeter textos nas categorias trabalho ou pôster.  O texto/proposta deve ser enviado exclusivamente pelo Portal ANPEd, por meio do cadastro pessoal do autor. Serão desconsideradas as submissões feitas por qualquer outra forma (e-mail, carta, etc).

Somente após a confirmação do pagamento da anuidade da ANPED, a inscrição de texto estará liberada na plataforma de submissões para as avaliações pelos ad hocs e Comitê Científico.

Caso você ainda não seja sócio da ANPED, deverá realizar seu cadastro e, após associar-se, quitar a anuidade de 2016

CLIQUE na aba ‘ANPED SUDESTE’ para realizar sua submissão. Será gerado o boleto de inscrição no evento. Conclua sua submissão. O boleto de inscrição poderá ser pago após a divulgação dos resultados da avaliação.

ACESSE AQUI A PÁGINA DA ANPED: http://www.anped.org.br/

O pagamento da anuidade 2016 da ANPED NÃO EQUIVALE à INSCRIÇÃO NA 12ª REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL SUDESTE DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL E PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (ANPED) e NÃO assegura a apresentação de trabalho e participação na reunião nacional dos autores e coautores que submeteram textos/proposta à avaliação científica.

As inscrições para ouvinte na 12ª REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL SUDESTE DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL E PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (ANPED) terão início após o encerramento do período de submissão de texto/proposta e serão feitas pelo site do evento.

 Os autores de trabalhos, pôsteres aprovados para apresentação, deverão se inscrever na 12ª REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL SUDESTE DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL E PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (ANPED) até o dia 24 de junho de 2016, sob pena de a apresentação e/ou publicação dos mesmos não ser certificada. Os participantes que não forem apresentar trabalhos e pôsteres poderão efetuar sua inscrição durante o evento.

 

Em caso de dúvida, entre em contato com a secretaria do evento:

Telefone: (27) 4009-2895
E-mail: sec.anpedsudeste2016 [at] gmail.com

SUBMISSÃO

Critérios de submissão de trabalhos

1. Poderão ser submetidos trabalhos em duas categorias: Trabalho Completo e Pôster.
OBS: é permitida a participação em, no máximo, duas submissões.

2. Serão aceitos como trabalhos, nas duas modalidades, os ensaios (distintos de revisão de literatura) e os estudos com conclusões parciais ou finais, abordando temáticas novas ou já estabelecidas na área da Educação, que evidenciem elaboração teórica e rigor conceitual na análise. Não serão aceitos textos que se restrinjam a capítulos de teses ou dissertações, revisões bibliográficas ou relatos de experiências.

3. O texto deve ser inédito no Brasil até a sua apresentação no 12ª Reunião Científica da Região Sudeste – ANPED Sudeste

4. O texto deverá ser em forma de artigo, com problemática anunciada e desenvolvida, conclusões e referências.

5. Estarão aptos a submeter trabalho no evento:
– Docentes*/pesquisadores vinculados a Programas de Pós-graduação da Região Sudeste,
– Alunos regulares de pós-graduação vinculados a Programas de Pós-graduação da Região Sudeste.
– Mestres, Doutores e Pós-doutores oriundos de Programas de Pós-graduação da Região Sudeste.
– Professores da Educação Básica vinculados a grupos de pesquisa de Programas de Pós-Graduação.
*Não poderão submeter trabalhos coordenadores de GT e Membros do Comitê Científico.
– Pareceristas ad hoc poderão submeter trabalho, no entanto, deverão informar à coordenação de  GT no caso da submissão ser para o mesmo GT em que atue como parecerista.
– No sistema de submissão dos trabalhos está incluído um item em que o autor afirma que o texto submetido é inédito e de sua autoria, isentando a organização de ser responsável em caso de plágio.

AVALIAÇÃO

Informações quanto ao processo de avaliação dos Trabalhos Completos e dos Pôsteres

Avaliação quanto à forma e quanto ao conteúdo

Os textos submetidos como comunicação ou como pôster serão avaliados quanto à forma e quanto ao conteúdo. Todos os textos/propostas submetidos (trabalhos, pôsteres) serão verificados automaticamente, quanto ao formato, pelo próprio sistema de submissão da Anped.

Quanto ao conteúdo, todos os trabalhos serão avaliados por dois pareceristas ad hocs do GT escolhido para a submissão. A consolidação das avaliações será feita por membro do Comitê Científico. Os pareceres, assim que emitidos pelos avaliadores ad hocs, ficarão disponíveis para visualização pelos membros do Comitê Científico.

A compatibilização dos pareceres seguirá os seguintes critérios: a) aceitos pelos dois avaliadores (Sim + Sim); b) recusados (Não + Não) e c) discrepantes (Sim + Não).

Os trabalhos com pareceres discrepantes (Sim + Não) serão avaliados novamente pelo membro do Comitê Científico, que emitirá uma terceira avaliação e definirá pela aprovação ou pela recusa para a apresentação.

O julgamento dos trabalhos obedecerá aos seguintes critérios:
– Relevância e pertinência do trabalho para a área de pesquisa.
– Riqueza conceitual na formulação dos problemas.
– Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação.
– Interlocução com a produção da área.
– Originalidade e contribuição para o avanço do conhecimento na área.

Recursos quanto a decisão da avaliação

    A análise dos recursos obedece à seguinte sistemática:
– O/A interessado/a terá um prazo para solicitar, via justificativa no portal, pedido de revisão de avaliação;
– O/A Coordenador/a de gt designará um/a novo/a avaliador/a para avaliar o trabalho.
– O/A novo/a avaliador/a decidirá, em conjunto com o Comitê Científico, e encaminhará a decisão ao/à Coordenador/a do GT.
– Os pedidos de recursos não podem conter identificação de autoria.
– Os trabalhos recusados por quebra de anonimato não têm direito a recurso.

Caso ocorra mudança de parecer após a avaliação do recurso, o trabalho recusado passa a ser considerado como “trabalho excedente”, respeitando-se a ordem já definida pelo/a Coordenador/a de GT e Comitê Científico.

 

Valores

Categoria

Valor da Anuidade*

Valor da Inscrição

Docente do ensino superior associado a ANPEd

(100% do valor da ANPED)

R$262,50

R$100,00

Estudantes de pós-graduação associado a ANPEd

(80% do valor da ANPED PARA DOUTORANDOS)

R$219,00

 

(60% do valor da ANPED PARA MESTRANDOS)

R$157,50

R$80,00

 

 

 

 

 

 

R$60,00

Professores/as da Educação Básica vinculados a grupos e/ou projeto de pesquisa:

(40%

do valor da ANPED)

R$105,00

R$40,00

 
 
CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TEXTOS
 
 
1. QUEM PODE SUBMETER UM TEXTO À AVALIAÇÃO PARA 12ª REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL SUDESTE DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL E PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (ANPED)?
Somente os associados quites com a anuidade de 2016 podem submeter textos nas categorias trabalho e pôster. O texto/proposta deve ser enviado exclusivamente pelo Portal ANPEd, por meio do cadastro pessoal do autor. Havendo coautor/es no texto/proposta é obrigatório o pagamento da anuidade de autor e coautor/es, do contrário a submissão não será validada.
Por motivos operacionais dos bancos, os pagamentos podem levar até dois dias úteis para serem liberados para a Associação. Sendo assim, recomenda-se o pagamento da anuidade com antecedência mínima de três dias do prazo de encerramento das inscrições, com tempo hábil para a compensação. 
 
2. COORDENADORES DE (GTs) e MEMBROS DO COMITÊ CIENTÍFICO PODEM SUBMETER TEXTOS?
Não.
 
 
3. PARECERISTAS AD-HOCs  PODEM SUBMETER TEXTOS?
Sim, desde que comuniquem antecipadamente ao coordenador do GT. No caso de suplente de Comitê Científico, é necessário também informar a secretaria da ANPEd (sec.anpedsudeste2016 [at] gmail.com). 
 
4. O TEXTO PRECISA SER INÉDITO?
Sim. Os textos das categorias trabalho devem ser inéditos.
Os autores, ao enviarem o texto, declaram ser inédito este trabalho, não tendo sido apresentado ou publicado em outro evento científico. A não observância deste critério implicará na eliminação do mesmo em qualquer etapa do processo de avaliação.
 
5. COMO O TRABALHO SERÁ IDENTIFICADO PARA PUBLICAÇÃO?
O trabalho deve conter apenas o título no corpo do texto. NENHUMA informação de autoria deve ser inserida no texto do artigo ou do seu resumo.
 
Os dados informados no arquivo cabeçalho serão utilizados na publicação do texto/proposta e deverá conter, nesta ordem:
a) Título do texto
b) Nome do autor – sigla da Instituição (somente Letras)
c) Nome(s) do coautor(es) – sigla da(s) instituição(es) (quando houver)
d) Agência ou Instituição Financiadora – sigla da Agência ou Instituição (somente Letras) (quando houver)
 
Outras informações adicionadas no cabeçalho, que não as listadas acima, serão removidas quando da formatação dos anais.
 
Lembramos da necessidade de atualização do cadastro, pois os mesmos serão utilizados para todos os processos futuros referentes ao autor e/ou ao trabalho (contato com autor/coautor, emissão de documentos, publicações, comprovantes, etc.), cujos dados  são de inteira responsabilidade dos autores e deverão estar corretos.
 
6. QUAIS SÃO AS REGRAS DE FORMATAÇÃO DO TEXTO?
Recomenda-se que a formatação dos arquivos (cabeçalho, resumo e texto completo) siga as normas da ABNT. Utilizar:
- Papel tamanho A4;
- Margem superior e inferior com 2,5 cm;
- Margem esquerda e direita com 3,0 cm;
- Fonte: Times New Roman, tamanho 12;
- Espaçamento entre linhas: 1,5;
- Alinhamento: justificado; 
- Páginas numeradas a partir da segunda, no alto, à direita;
- Título em maiúscula, negrito, com alinhamento centralizado.
 
Os resumos devem ser acompanhados de palavras-chave.
Os arquivos enviados deverão utilizar obrigatoriamente programas do Microsoft Office. Os textos na íntegra, os resumos e os cabeçalhos deverão estar com extensão em Word (doc) ou (docx).
 
Quadro de caracteres COM ESPAÇOS para submissão de textos
 

 

Resumo máximo

Íntegra mínimo

Íntegra máximo

Trabalhos

até 1.300

25.000

40.000

Pôster

até 1.300

10.000

12.000

 
 
7. COMO CONTAR OS CARACTERES DO TEXTO UTILIZANDO A FERRAMENTA DO WORD?
1) No Word, clicar na opção “Ferramentas” e, nela, na opção “Contar palavras”;
2) Aparecerá uma caixa com as estatísticas. NÃO SE ESQUEÇA DE SELECIONAR A OPÇÃO “Incluir notas de rodapé e notas de fim”;
3) Considere os espaços na contagem de caracteres.
 
 
8. QUAIS SÃO AS REGRAS ESPECÍFICAS PARA SUBMISSÃO DE UM TRABALHO?
 
Para enviar textos na categoria Trabalho Completo, faz-se necessário observar as condições abaixo:
 
1. O envio deverá ser feito exclusivamente pela página do evento, acessando a área restrita mediante login e senha informados no ato da inscrição e seguindo exatamente todas as suas etapas.
2. Não é permitida a identificação de nenhum dos autores no arquivo enviado sob pena de exclusão pela Comissão Avaliadora por quebra de anonimato.
Considera-se quebra de anonimato:
– qualquer referência explícita da autoria no corpo do texto ou em rodapé;
– marcas de revisão presentes no texto, oriundas de ferramentas de informática, como as marcas inteligentes, que permitam a identificação da autoria;
– nome do usuário nas propriedades do documento enviado;
– citação, vinculada ao nome do autor, do orientador da dissertação ou de tese do autor.
3. O material aceito para apresentação e/ou publicação será utilizado em sua versão original. Ou seja, os textos enviados não são passíveis de substituição e/ou modificações após o período de sua submissão.
4. Todos os textos aprovados serão automaticamente publicados no Site e nos anais do evento em meio eletrônico.
5. Os autores, ao enviarem o texto/proposta para avaliação, estarão cedendo à ANPED a propriedade literária e todos os direitos autorais do referido trabalho, em todas as edições em português e em línguas estrangeiras, em versão impressa e digital.
6. Lembra-se aos autores a importância do atendimento aos padrões éticos nas pesquisas.
7. Os dados informados no cadastro são de inteira responsabilidade dos autores e serão utilizados para todos os processos futuros referentes ao autor e/ou ao trabalho (emissão de documentos, publicações, comprovantes, etc.).
8. Os arquivos enviados deverão ser compatíveis com o Microsoft Office.
9. Trabalhos completos poderão ter até 3 autores e posteres poderão ter até 5 autores.
10. Para submissão dos trabalhos todos os autores deverão estar inscritos no evento
 
Para a submissão do trabalho o autor deverá enviar (anexar) 2 (dois) arquivos:
 
1º. O cabeçalho: com identificação e deverá conter
a) Título do texto
b) Nome do autor – sigla da Instituição (somente Letras)
c) Nome(s) do coautor(es) – sigla da(s) instituição(es) (quando houver)
d) Agência ou Instituição Financiadora – sigla da Agência ou Instituição (somente Letras) (quando houver)
 
2º.  O texto na íntegra: contendo o título e o texto na íntegra (sem identificação);
 
O resumo deverá ser colado na aba Resumo.
 
NENHUMA identificação do autor e/ou coautores deve estar nos textos do resumo ou do artigo. Tais informações serão retiradas do arquivo cabeçalho, para fins de publicação.
 
O texto na íntegra dos trabalhos deverá conter entre 25.000 e 40.000 caracteres, considerando os espaços. Incluir na contagem:
a) Título do trabalho
b) Texto completo
c) Notas de rodapé
d) Referências
e) Quadros ou tabelas
 
O resumo do trabalho deverá conter, no máximo, 1.300 caracteres, considerando os espaços.
 
 
 
09. QUAIS SÃO AS REGRAS ESPECÍFICAS PARA SUBMISSÃO DE UM PÔSTER?
Serão aceitos como pôsteres os cartazes que incluam apresentações esquematizadas e ilustradas de determinados aspectos de uma pesquisa em andamento.

Para enviar textos na categoria Pôster, faz-se necessário observar as condições abaixo:

1. O envio deverá ser feito exclusivamente pela página do evento, acessando a área restrita mediante login e senha informados no ato da inscrição e seguindo exatamente todas as suas etapas.
2. Não é permitida a identificação de nenhum dos autores no arquivo enviado sob pena de exclusão pela Comissão Avaliadora por quebra de anonimato.
Considera-se quebra de anonimato:
qualquer referência explícita da autoria no corpo do texto ou em rodapé;
marcas de revisão presentes no texto, oriundas de ferramentas de informática, como as marcas inteligentes, que permitam a identificação da autoria;
nome do usuário nas propriedades do documento enviado;
citação, vinculada ao nome do autor, do orientador da dissertação ou de tese do autor.
3. O material aceito para apresentação e/ou publicação será utilizado em sua versão original. Ou seja, os textos enviados não são passíveis de substituição e/ou modificações após o período de sua submissão.
4. Todos os textos aprovados serão automaticamente publicados no Site e nos anais do evento em meio eletrônico.
5. Os autores, ao enviarem o texto/proposta para avaliação, estarão cedendo à ANPED a propriedade literária e todos os direitos autorais do referido trabalho, em todas as edições em português e em línguas estrangeiras, em versão impressa e digital.
6. Lembra-se aos autores a importância do atendimento aos padrões éticos nas pesquisas.
7. Os dados informados no cadastro são de inteira responsabilidade dos autores e serão utilizados para todos os processos futuros referentes ao autor e/ou ao trabalho (emissão de documentos, publicações, comprovantes, etc.).
8. Os arquivos enviados deverão ser compatíveis com o Microsoft Office.
9.posteres poderão ter até 5 autores.
10. Para submissão dos trabalhos todos os autores deverão estar inscritos no evento.
Para a submissão do pôster o autor deverá enviar (anexar) 2 (dois) arquivos:
 
1º. O cabeçalho: com identificação e deverá conter
a) Título do texto
b) Nome do autor – sigla da Instituição (somente Letras)
c) Nome(s) do coautor(es) – sigla da(s) instituição(es) (quando houver)
d) Agência ou Instituição Financiadora – sigla da Agência ou Instituição (somente Letras) (quando houver)
 
2º.  O texto na íntegra: contendo o título e o texto na íntegra (sem identificação);
 
O resumo deverá ser colado na aba Resumo.
 

Os textos que não atendam às regras especificadas acima serão automaticamente excluídos

 
O esquema do pôster, ou seja, o lay-out de como ele será elaborado fica a critério do autor, assim como a montagem do Pôster para exposição, caso seja aprovado para apresentação.
 
O pôster deverá ter as medidas de, no mínimo, 1,00 x 1,30 cm
 
10. COMO O TEXTO DEVE SER ENVIADO?
Os textos de todas as categorias (trabalhos, pôsteres e minicursos) devem ser enviados exclusivamente pelo Portal ANPEd, por meio do cadastro pessoal do autor. Serão desconsideradas as submissões feitas por qualquer outra forma (e-mail, carta, etc).
O acesso ao cadastro pessoal é possível da seguinte maneira:
1. Acesse o site www.anped.org.br;
2. Clique na aba associado-espaço do associado;
3. Digite o número do seu CPF sem pontos e traço e a sua senha;
4. Clique em Acessar;
4. Clique em Submissão;
5. Digite o título do texto;
6. Selecione a categoria (trabalho e pôster);
7. Escolha o GT para o qual deseja enviar;
8. Caso o texto tenha coautores, informe a quantidade (apenas de coautores);
9. Caso tenha agência financiadora, informe o nome;
10. Leia e Aceite as condições de submissão e clique em Avançar;
11. Escolha os arquivos que deseja enviar;
12. O sistema contará automaticamente os caracteres dos textos. Caso o limite seja ultrapassado, a submissão não será possível.
 
Nos casos de textos/propostas que tiverem coautor:
O(s) nome(s) do(s) coautor(es) deverá(ão) ser informado(s) no momento de submissão do texto/proposta (adicionar coautor(es)) através da digitação de seu(s) CPF(s), não sendo possível a inclusão de coautor(es) após o processo de submissão e em qualquer etapa do processo de avaliação.
 

COMUNICAÇÃO ORAL – Trabalho Completo – Normas para a apresentação dos trabalhos no evento

Tempo de apresentação: 15 minutos

Os arquivos deverão estar em formato compatível com Microsoft Ofice (Power Point, Word 97-2003, etc).

Cada participante deverá trazer o seu computador pessoal (notebook) para as apresentações. Todas as salas estarão equipadas com Data Show

Transparência Pública
Acesso à informação

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