12/07/2016 - Terça-feira
13h-14h – Apresentação de Pôsteres
GT 02 – História da Educação Coordenadores |
|
Regina Helena Silva Simões - UFES Alessandra Schueler - UFF |
Sala 22 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/ Autor/ Instituição |
|
A CULTURA ESCOLAR COMO CONCEITO DE ANÁLISE NA CONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FEMININA Angela Bonard Micci Borges de Campos/UNISANTOS |
|
A INSTRUÇÃO PRIMÁRIA NO INÍCIO DO SÉCULO XX NO DISTRITO DE PINDAHYBAS, SABARÁ/MINAS GERAIS Alisson José da Silva Esteves Pereira/ UEMG |
|
Escolarização de Meninas Negras na Primeira República (1889 – 1910) Luciana Silva Leal/ PUC - SP |
|
OS CASTIGOS ESCOLARES NO COLÉGIO PEDRO II: ENTRE REGRAS E MORALIZAÇÃO DE CONDUTAS Tatyana Marques De Macedo Cardoso/ COLÉGIO PEDRO II |
GT 03 – Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos Coordenadores |
|
Reginaldo Célio Sobrinho - UFES Mailsa Passos - UERJ |
Sala 23 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/ Autor/ Instituição |
|
ENTRE A VIGILÂNCIA E A PROTEÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO AO ADOLESCENTE EM CUMPRIMENTO DE LIBERDADE ASSISTIDA. Renan Saldanha Godoi/ UFF |
|
GESTÃO EDUCACIONAL:UM ESTUDO SOBRE O PAPEL DAS NARRATIVAS COMO INTERVENÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR Viviane Franzo Juliani/ UNICID |
|
EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO: SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR JOVENS-ADOLESCENTES Adriana Gomes Silveira/ PPGE/UFES/IFES |
GT 04/08 – Didática e Formação de Professores |
|
Coordenadores |
|
Silvana Ventorim - UFES Guilherme Val Toledo - Unicamp |
Sala 04 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/ Autor/ Instituição |
|
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS NORMAIS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES POLIVALENTES? Luciana Aparecida Godinho Novaes / UNISANTOS |
|
O PARQUE MOSCOSO COMO ESPAÇO-MEMÓRIA DA CIDADE DE VITÓRIA: A EDUCAÇÃO NA CIDADE EM DEBATE NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Larissa Franco de Mello Aquino Pinheiro/ IFES |
|
A ESCRITA DE SI COMO ELEMENTO FORMATIVO Iara Leticia Leite de Oliveira/ UFOP Rosana Areal de Carvalho/ UFOP Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva/ UFOP |
|
CONTEÚDOS E METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTORIA: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL NOS CURSOS DE PEDAGOGIA Ramires Santos Teodoro de Carvalho/ CUML Alessandra David/ CUML |
|
CONSTRUÇÃO E MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DE UMA PROFESSORA DE DIREITO CIVIL Adriana Mallmann Vilalva/ UNISANTOS Patricia Cristina Albieri de Almeida/ UNISANTOS/FCC |
|
EXCELÊNCIA E ÉTICA NO DISCURSO DOS PROFESSORES DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFRJ Luzia Cunha Cruz/ UFRJ Glaucya Maria Lopes Lino/ UFRJ Monique Maiques de Souza Alves Rezende/ UFRJ Maria Judith Sucupira da Costa Lins/ UFRJ |
GT 05/11/13 – Estado e Política Educacional (Educação Básica e Superior) |
|
Coordenadores |
|
Eliza Bartolozzi - UFES Maria Angélica Rodrigues Martins - Unisantos |
Sala 06 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/ Autor/ Instituição |
|
"REGIME DE COLABORAÇÃO" NO FEDERALISMO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL Rodrigo Ferreira Rodrigues – UFES |
|
AVALIAÇÃO E GESTÃO NO ENSINO SUPERIOR: O PAPEL DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) Neide Pena Cária – UNIVÁS Nelson Lambert de Andrade – UNIVÁS Rosely Ribeiro da Costa – UNIVÁS Scheilla Guimarães de Oliveira – UNIVÁS |
|
O PROJETO ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NA REDE ESTADUAL DE SÃO PAULO: EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE? Tatiane Aparecida Ribeiro Torres – FEUSP |
|
EDUCAÇÃO, POLÍTICA E GRAMSCI: COMO ENTENDER TEMPOS SOMBRIOS ANA VALÉRIA DIAS PEREIRA – UNIRIO |
GT 07 – Educação de Crianças de 0 a 6 anos |
|
Coordenadores |
|
Ana Carolina Galvão Marsiglia - UFES Isabel de Oliveira e Silva - UFMG |
Sala 24 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
A OBRIGATORIEDADE DA PRÉ-ESCOLA EM UMA MICRORREGIÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO Caroline Barreto Brunelli Barbosa -PPE/FFCLRP/USP Bianca Cristina Correa -PPE/FFCLRP/USP |
|
MODELOS DE EDUCAÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA: PERCEPÇÕES E CONCEPÇÕES DE PAIS E PROFESSORES Regiane de Fátima Teodoro - UFOP Marlice de Oliveira e Nogueira - UFOP |
GT 09/06/18 – Trabalho e Educação, Educação Popular e Educação de Pessoas Jovens e Adultas Coordenadores |
|
Erineusa Maria da Silva - UFES Aparecida Neri de Souza - Unicamp |
Sala 08 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/ Autor/ Instituição |
|
A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE PARA OS ASSENTADOS DA REFORMA AGRÁRIA EM DE LARANJAL DO JARI – AP Oséias Soares Ferreira - UNICAMP |
|
A PRÁXIS DA FILOSOFIA E A FORMAÇÃO HUMANA NO PROEJA Eliesér Toretta Zen – Ifes Edna Castro de Oliveira – Ufes |
|
FORMAÇÃO ESCOLAR E MUNDO DO TRABALHO: A PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO NO INSTITUTO POLITÉCNICO DA UFRJ EM CABO FRIO/RJ Laís Santos de Paula - PPGEduc/ UFRRJ |
|
JOVENS MIGRADOS PARA A EJA – UM ESTUDO DE CASO Amanda Guerra de Lemos - UNIRIO |
|
O EDUCANDO DA EJA E A CIDADE: UM ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS DA REINSERÇÃO ESCOLAR SOBRE AS FORMAS DE CONCEBER E VIVENCIAR A CIDADE Suellen Guimarães Alves - UFMG Leôncio Soares - UFMG |
|
ALFABETIZAÇÃO DO ADULTO E ESCOLARIZAÇÃO DE SEUS DESCENDENTES: ESTUDO DOS EFEITOS DE IRRADIAÇÃO Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva - UFOP Giselle Barbosa Andrade Rodrigues - UFOP Yara Câmara Moreira - UFOP |
GT 10 – Alfabetização, Leitura e Escrita Coordenadores |
|
Maria Amélia Dalvi Salgueiro - UFES Carmen Sanches Sampaio - UNIRIO |
Sala 26 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
APROPRIAÇÕES DE CONCEPÇÕES DE LEITURA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Celina Loose – Ufes |
|
O TRABALHO COM A LITERATURA INFANTIL NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Schirlen Pancieri Lima – PPGEH/IFES |
|
REFLETINDO OU REPETINDO? UMA ANÁLISE DO ESTUDO DE CONTOS INFANTIS PROPOSTO PELO LIVRO DIDÁTICO Daiane Francis Fernandes Ferreira – UFES |
GT 12 – Currículo Coordenadores |
|
Geide Coelho - UFES Rita de Cássia Prazeres Frangella - UERJ |
Sala 32 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/ Autor/ Instituição |
|
(DES) FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO/DO PNAIC: A POTÊNCIA DO ENCONTRO SUBVERTENDO A LÓGICA DE HOMOGENEIZAÇÃO Soymara Vieira Emilião – UERJ Viviane Lontra – UNIRIO |
|
EDUCAÇÃO DO CORPO, CURRÍCULO E INSTITUIÇÕES ESCOLARES Luiza Silva Moreira - UFRJ Marina Paradela Gurgel - UFRJ Kalyla Maroun - UFRJ Antonio Jorge Gonçalves Soares - UFRJ |
|
CURRÍCULO DE GEOGRAFIA DA REDE ESTADUAL PAULISTA: ANÁLISE DAS RELAÇÕES ESPACIAIS DOS ALUNOS Sonara da Silva de Souza – FFCLRP/ USP Andrea Coelho Lastória – FFCLRP/ USP |
GT 15 – Educação Especial Coordenadores |
|
Sonia Lopes Victor - UFES Heloísa Andréia de Matos Lins - Unicamp |
Sala 09 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
GT 16/24 – Educação, Arte e Comunicação Coordenadores |
|
Moema Rebouças - UFES Aldo Victorio - UERJ |
Sala 28 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
GT 17 –Filosofia da Educação Coordenadores |
|
Robson Loureiro - UFES Samuel Mendonça - PUC - Campinas |
Sala 27 do IC-IV-Centro de Educação |
GT 19/22 - Educação em Matemática e Educação Ambiental Coordenadores |
|
Martha Tristão - UFES Maria Inês Petrucci - Unicamp |
Sala 05 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ÂMBITO DO PROJETO REFORÇO ESCOLAR Cristiane Custódio de Souza Andrade/UERJ/FFP |
|
RECURSOS DIDÁTICOS COMO AUXÍLIO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. Tamires Pastore Bernardi/ PUC - CAMPINAS |
GT 20/14 - Psicologia da Educação e Sociologia da Educação |
|
Coordenadores |
|
Ivone Martins de Oliveira - UFES Ana Laura Godinho Lima - USP |
Sala 25 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
DEMOCRACIA DELIBERATIVA EM JÜRGEN HABERMAS: DECORRÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO Ednéia Virgínia Pinheiro - UFSCar |
|
FRAUDE EM AVALIAÇÕES: “PATOLOGIA PEDAGÓGICA” OU DEFICIÊNCIA NA ESTRUTURAÇÃO ÉTICA DO ESTUDANTE? Evandro Marcio de Oliveira/ UNISO |
|
GESTÃO ESCOLAR E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO: UM ESTUDO SOBRE TRÊS ESCOLAS DE BELO HORIZONTE Pollyanna Silva de Paulo Faria/ UFMG Maria Teresa Gonzaga Alves/ UFMG |
GT 21/23 – Educação, Relações Étnico-Raciais, Gênero, Sexualidade |
|
Coordenadores |
|
Hiran Pinel - UFES Anderson Ferrari - UFJF |
Sala 10 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE JUIZ DE FORA, MG. Nelbia Maria da Silva Costa/ UFJF |
|
PROCESSOS EDUCATIVOS NA COMUNIDADE RURAL NEGRA COLÔNIA DE SÃO FIRMINO, EWBANK DA CÂMERA, MG. Williana Freitas de OLIVEIRA- UFJF |
|
OLHANDO PARA AS PRÁTICAS E APRENDENDO COM QUEM FAZ: COMPREENSÃO SOBRE FAZER DA E NA EDUCAÇÃO ANTI-RACISTA A PARTIR DA ANÁLISE DAS NARRATIVAS DOS EDUCADORES Aline Oliveira Grion – UFRRJ |
13h-14h – Mostra de Vídeos – Cine Metrópolis
14h-18h - Apresentação de trabalhos científicos (Comunicação oral nos GT)
GT 02 – História da Educação Coordenadores |
|
Regina Helena Silva Simões - UFES Alessandra Schueler - UFF |
Sala 22 do IC-IV-Centro de Educação |
TRAJETÓRIAS DA EDUCAÇÃO DE UM MUNICÍPIO RECÉM-EMANCIPADO: O CASO DE MESQUITA (2001-2005) Adriena Casini Da Silva/ UFRJ/PROEDES |
|
AS PRESCRIÇÕES PEDAGÓGICAS NA IMPRENSA PERIÓDICA DE ENSINO E DE TÉCNICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA (1932-1960) Juliana Martins Cassani Matos/UFES |
|
A VOZ DOS PROFESSORES NOS IMPRESSOS EM OPOSIÇÃO Ana Carolina Rozendo Ferreira dos Santos/ UERJ |
|
PROFESSORES LEIGOS DE MATO GROSSO: AS INFLUÊNCIAS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE 1960 Marineide de Oliveira da Silva/ UNESP |
|
ESCOLAS REUNIDAS: AS PRERROGATIVAS EDUCACIONAIS EXPRESSA NO REGULAMENTO DE 1927 DE MATO GROSSO Elton Castro Rodrigues Dos Santos/ UNESP/RC |
|
FINALIDADES DO ENSINO DA ARITMÉTICA NO CURSO PRIMÁRIO (1929-1978) Rosimeire Aparecida Soares Borges/ UNIVÁS |
|
AÇÕES PÚBLICAS E PARTICULARES: A INSTRUÇÃO NO MINISTÉRIO DE JOÃO ALFREDO CORRÊA DE OLIVEIRA (1870-1875) Fátima Aparecida Do Nascimento/ UERJ/PROPED |
GT 03 – Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos Coordenadores |
|
Reginaldo Célio Sobrinho - UFES
Mailsa Passos - UERJ |
Sala 23 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
A CONTRIBUIÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA Giseli Passador Lombardi/ UNICID Adelina de Oliveira Novaes/ UNICID |
|
A “CONTRACIDADANIA” BURGUESA NAS PROPOSIÇÕES EDUCACIONAIS DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST) Cláudia Maria Bernava Aguillar/ UNESP - Marília |
|
CASAS DE FARINHA: ESPAÇO DE SABERES Jeanne Lopes Santana - UNEB |
|
POR LÓGICAS DESCOLONIAIS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMPLEXA Katia Gonçalves Castor / UFES |
|
O DESENVOLVIMENTO DO “PROJETO DE VIDA” EM UMA ESCOLA DE ENSINO INTEGRAL DO ESTADO DE SÃO PAULO Ana Paula de Souza Ponso / PUC-SP |
GT 04/08 – Didática e Formação de Professores |
|
Coordenadores |
|
Silvana Ventorim - UFES Guilherme Val Toledo - Unicamp |
Sala 04 e 05 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/ Autor/ Instituição |
|
ANÁLISE DO DISCURSO DE PROFESSORES E EQUIPE GESTORA: INDISCIPLINA E VIOLÊNCIA NA ESCOLA Maria Cecília Luiz/ UFSCar Ariel Cristina Gatti Vergna/ UFSCar |
|
AS FACES DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, OFERECIDA POR UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DE SÃO PAULO. Celly dos Santos Costa/ PUCC Elvira Cristina Martins Tassoni/ PUCC |
|
O QUE PENSAM OS LICENCIANDOS DE PEDAGOGIA SOBRE A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO MUSEU Nilzilene Imaculada Lucindo/ UFMG |
|
PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DE CLASSES MULTISSERIADAS DE ESCOLAS DO CAMPO: NARRATIVAS DE SEUS SABERESFAZERES COTIDIANOS Elizete Oliveira de Andrade/ UEMG / Unidade Carangola Guilherme do Val Toledo Prado/ UNICAMP |
|
A PORTARIA DA CAPES Nº 206/ 2011: UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DOCENTE DO COLÉGIO PEDRO II Carolina de Castro Nadaf Leal/ UNESA/RJ Helenice Maia/ UNESA/RJ |
|
A CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE E OS SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL TÉCNICO DAS ÁREAS DE SAÚDE E BEM-ESTAR Danielle Girotti Callas/PUC-SP Vera Maria Nigro de Souza Placco/PUC-SP |
|
OS TUTORES E SUA FORMAÇÃO: REPERCUSSÕES NO TRABALHO DOCENTE Thiago Pedro de Abreu/ UNISANTOS Irene Jeanete Lemos Gilberto/ UNISANTOS |
|
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: REVERBERAÇÕES DE UM PROCESSO DE ESCRITA DOCENTE Letícia Santos da Cruz /UFRJ |
|
A FORMAÇÃO DOCENTE COMO CONSTITUIDORA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DISPOSITIVO QUE SUBJETIVA Josí Aparecida de Freitas / IFSUL Paula Deporte de Andrade/ IFSUL |
|
UMA ANÁLISE DOS ESTUDOS ACERCA DOS SUPERVISORES QUE ATUAM NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA Thatianne Ferreira Silva/UFV Rita de Cássia de Alcântara Braúna/ UFV |
|
CONTRIBUIÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A DIDÁTICA. Sueli de Lima Moreira/ UERJ |
|
ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DE UM MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO Luciana Andréa Afonso Sigalla/PUC-SP Adriana Teixeira Reis/PUC-SP Maria Emiliana Lima Penteado/PUC-SP |
|
(SOBRE)VIVÊNCIAS E PERCURSOS NO ENSINO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA REGIÃO DOS INCONFIDENTES-MG Doan Ricardo Neves da Cruz/ UFOP |
|
FORMAÇÃO ESTÉTICA E NARRATIVAS NO CURSO DE PEDAGOGIA Maria Lucinalva da Silva/ UNICID |
|
FACEBOOK E O USO DA WEB PARA SUPORTE À FORMAÇÃO PROFISSIONAL Maria Alzira de Almeida Pimenta/ UNISO Tércia Zavaglia Torres/ FACP Sônia Piaya/ EMBRAPA |
|
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: ALTERIDADE, DIALOGISMO E IDENTIDADE Fernanda Izidro Monteiro/ UFRJ |
|
A DISTÂNCIA TRANSACIONAL NA EAD E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE INGLÊS Cicinato Azevedo do Carmo/CISA Stella Cecília Duarte Segenreich/ UFRJ |
GT 05/11/13 – Estado e Política Educacional (Educação Básica e Superior) |
|
Coordenadores |
|
Eliza Bartolozzi - UFES Maria Angélica Rodrigues Martins - Unisantos |
Sala 06 e 07 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
CIÊNCIA E SOCIEDADE: AS POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO DE SUJEITOS NA UNIVERSIDADE. Ivanise Monfredini – UNISANTOS/FAPESP |
|
QUE EDUCAÇÃO QUEREM OS REFORMADORES EMPRESARIAIS? UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EXTERNA E REDES DE INFLUÊNCIA. Henrique Dias Gomes de Nazareth – UNIRIO/CAPES |
|
CRIANÇAS DE QUATRO E CINCO ANOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA OBRIGATÓRIA: POLÍTICAS DA BAIXADA FLUMINENSE Anelise Monteiro do Nascimento – UFRRJ |
|
OS RECURSOS FINANCEIROS DESCENTRALIZADOS TRANSFERIDOS A CINCO ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO PAULO: COMPARANDO O PDDE, O PTRF E A VERBA DE ADIANTAMENTO Mariana Peleje Viana – FEUSP Rubens Barbosa de Camargo – FEUSP |
|
IDEIAS E RESISTÊNCIA DOCENTE ÀS REFORMAS EDUCACIONAIS Maria Socorro G. Torquato – FAM |
|
A REFORMA DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SEUS DESDOBRAMENTOS NA VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO Luciana Castro – UFJF |
|
A (IN) DISCIPLINA COMO FATOR DE REGULAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR Renata Maria Moschen Nascente – UFSCar/CNPq |
|
O DIREITO AO ENSINO MÉDIO: O PAPEL DA UNIÃO E A DEMANDA NA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIA Marcelo Lima – UFES/Capes Michele Pazolini – UFES/Capes |
|
PROGRAMA ESCOLA A TEMPO INTEIRO: CURRÍCULO “ESCOLARIZANTE” OU INTEGRADO? Elisangela Maria Pereira Schimonek - Unicamp |
|
CRECHE: POLÍTICA MENOR PARA OS PEQUENOS Afonso Canella Henriques – UFSCar Fabiana Luci de Oliveira – UFSCar Anete Abramowicz – UFSCAR |
|
ORGANIZAÇÃO ESCOLAR EM CICLO E AS PRÁTICAS AVALIATIVAS COTIDIANAS: UMA RELAÇÃO TENSIONADA PELA POLÍTICA DE CONTROLE PÚBLICO POR MEIO DA AVALIAÇÃO Ester de Azevedo Corrêa Assumpção – UNIRIO/GEPAC Andréa Fetzner – UNIRIO/GEPAC |
GT 07 – Educação de Crianças de 0 a 6 anos |
|
Coordenadores |
|
Ana Carolina Galvão Marsiglia - UFES Isabel de Oliveira e Silva - UFMG |
Sala 24 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
CONTRIBUIÇÕES DA ANTROPOLOGIA DA CRIANÇA PARA PENSAR AS CULTURAS DA INFÂNCIA Sandro Vinicius Sales dos Santos – FaE/UFMG |
|
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: IDENTIDADE E PROFISSIONALIZAÇÃO EM QUESTÃO Heloisa Helena Oliveira de Azevedo – PUC/CAMP |
|
A PRÁTICA PEDAGÓGICA HISTÓRICO-CRÍTICA NA PRÉ-ESCOLA: IMPLICAÇÕES DA BRINCADEIRA DE PAPÉIS SOCIAIS NA BUSCA PELO MÁXIMO DESENVOLVIMENTO INFANTIL NESTA FASE DE ENSINO Rodrigo Lima Nunes - FCT/UNESP Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho - FCT/UNESP Tatiane da Silva Pires Felix - FCT/UNESP |
|
PRÁTICAS LEITORAS NA CRECHE: PONTOS DE VISTA DOCENTES Luziane Patricio Siqueira Rodrigues –UFF |
|
“VAI, ESCREVE AÍ, ESCREVE. JÁ ESCREVEU?” - O LUGAR DA PESQUISADORA PELO OLHAR DAS CRIANÇAS Silvia Néli Falcão Barbosa – PUC/Rio |
|
O OLHAR DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE AS ARTES VISUAIS Márcia Dárquia Nogueira da Silva – UFMG Iza Rodrigues da Luz – UFMG |
|
AS VIVÊNCIAS DOS BEBÊS NA CRECHE: REFLEXÕES A PARTIR DA PERSPECTIVA HISTÓRICO- CULTURAL Alice de Paiva Macário- UFJF/PPGE Núbia Schaper Santos- UFJF/PPGE |
GT 09/06/18 – Trabalho e Educação, Educação Popular e Educação de Pessoas Jovens e Adultas Coordenadores |
|
Erineusa Maria da Silva - UFES Aparecida Neri de Souza - Unicamp |
Sala 08 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
QUEM DEVE OCUPAR OS BANCOS DO ENSINO SUPERIOR? REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE ESTUDANTES DE BAIXA RENDA Cláudia Terra - UNICID Adelina Novaes - FCC/UNICID |
|
O CURRÍCULO INTEGRADO NA PRÁXIS DO PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA NO ESPÍRITO SANTO Maria Geovana Melim Ferreira - UFES |
|
GEOGRAFIA COMUNITÁRIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: OS EDUCADORES SEM TERRA DO ASSENTAMENTO PAULO CÉSAR VINHA - CONCEIÇÃO DA BARRA/ES Júlio de Souza Santos - UFES |
|
PROEJA E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: DIÁLOGOS NO INSTITUTO FEDERAL BAIANO/CAMPUS SANTA INÊS Gláucia Maria Ferrari - UFF Elionaldo Fernandes Julião - UFF |
|
ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Giovani Zanetti Neto -UFES Laércio Ferracioli - UFES |
|
ASPECTOS DA EXPERIÊNCIA UNIVERSITÁRIA DE EGRESSOS/AS DA EJA NO INTERIOR DA BAHIA – UNEB, CAMPUS X E XVIII Neilton Castro da Cruz – UFMG |
|
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO ESPECIAL: A INTERFACE DE DUAS MODALIDADES DA EDUCAÇÃO NACIONAL COMO OBJETO DE PESQUISA DE TESES E DISSERTAÇÕES Katiuscia Aparecida Moreira de Oliveira Mendes-IFES |
|
A LUTA DE MÃES TRABALHADORAS NA ILHA DO GOVERNADOR PELO DIREITO À CRECHE Jane Chalão Lucchesi - FFP / UERJ |
GT 10 – Alfabetização, Leitura e Escrita Coordenadores |
|
Maria Amélia Dalvi Salgueiro - UFES Carmen Sanches Sampaio - UNIRIO |
Sala 26 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
HISTÓRIAS DE LEITURA EM NARRATIVAS DOCENTES: ENTRE POSSIBILIDADES E REFLEXÕES Jacqueline Martins da Silva – FFP-UERJ |
|
CADERNOS DE FORMAÇÃO DO PNAIC EM LÍNGUA PORTUGUESA: CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO E DE LETRAMENTO Kaira Walbiane Couto Costa - UFES |
|
A UNIVERSALIZAÇÃO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES MUNICIPAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E OS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NELAS Rafaela Vilela – UFRJ Sônia Travassos – UFRJ |
|
DISCURSOS SOBRE PRÁTICAS ALFABETIZADORAS MATERIALIZADOS EM CADERNOS ESCOLARES, INDÍCIOS DE DISCURSOS DITOS Fernanda Zanetti Becalli – IFES |
|
PROJETO DE LETRAMENTO, PROJETO DIDÁTICO DE GÊNERO E SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UM ESTUDO COMPARATIVO Nádia Ferreira de Faria-Braga – UFJF Tânia Guedes Magalhães – UFJF |
|
LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS EM AVALIAÇÕES EXTERNAS DA ALFABETIZAÇÃO Dilza Côco/Ifes Cláudia Maria Mendes Gontijo/Ufes |
GT 12 – Currículo Coordenadores |
|
Geide Coelho - UFES Rita de Cássia Prazeres Frangella - UERJ |
Sala 32 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
CURRÍCULO NO ENSINO FUNDAMENTAL EM NOVE ANOS: UM CAMPO EM CONSTRUÇÃO. Thais Monteiro Ciardella - FEUSP |
|
CONCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE TRANSGÊNICOS: PROCESSO CURRICULAR COM INTRODUÇÃO DE TEMA CONTROVERSO Lívia Carvalho da Costa – CUML Natalina Aparecida Laguna Sicca – CUML |
|
CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM MÚSICA DA UNIRIO: O FUNK COMO OBJETO CULTURAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO Ralphen Rocca Musauer - UNIRIO |
|
CULTURA E DIFERENÇA NO AMBIENTE ESCOLAR: QUESTÕES CURRICULARES. Renata Leite de Oliveira – PPGECC – FEBF/UERJ |
|
CURRÍCULO, CONHECIMENTO E CULTURA DIGITAL: DESAFIOS EM TEMPOS DE “ESCOLA SOB SUSPEITA”. Marcus Vinicius Monteiro Peres - UFRJ |
|
O USO PEDAGÓGICO DAS VÍDEO-AULAS: ALGUMAS POSSIBILIDADES E CONSEQUÊNCIAS CURRICULARES Leonardo Malgeri – UFRJ |
|
A POTÊNCIA DO DEVIR JOVEM: UM CURRÍCULO-VIDA PENSADO NA COMPLEXIDADE DAS REDES DE SABERESFAZERES Geraldo Ferreira dos Santos – UFES Letícia Regina Souza Prezotti - PMG |
|
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESPAÇO A SER OCUPADO. Thais Monteiro Ciardella - FEUSP |
|
NARRATIVAS NOS/DOS COTIDIANOS DA ESCOLA PÚBLICA: CIDADANIA E EMANCIPAÇÃO SOCIAL NOS CURRÍCULOS PENSADOSPRATICADOS Marina Santos Nunes de Campos - PROPED/UERJ |
GT 15 – Educação Especial Coordenadores |
|
Sonia Lopes Victor - UFES Heloísa Andréia de Matos Lins - Unicamp |
Sala 09 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
LIVROS PARA CEGOS E SURDOS: A ACESSIBILIDADE DE LEITURA NA ESCOLA Tatiana De Andrade Fulas – PUC-SP |
|
MATRÍCULAS DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM ESCOLAS INDÍGENAS: UMA ANÁLISE DO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA (2007-2013) Michele Aparecida de Sá – UEMG |
|
O DOCENTE UNIVERSITÁRIO E OS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NÃO PERCEPTÍVEIS Cristiane Corrêa Torquato – PUC MG |
|
A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ÂMBITO DO ESTADO BRASILEIRO: POLÍTICAS, AÇÕES E SUA OFERTA NO BRASIL E NO ESPÍRITO SANTO Marileide Gonçalves França - IFES |
|
O QUE DIZEM AS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA DO ENTRELUGAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO Izaionara Cosmea Jadjesky Pereira - UFES |
|
Educação Bilíngue para Surdos: conflitos políticos e consequências para sua implantação Hanna Russo Chacon Rodrigues Silva – FFCLRP /USP Ana Claudia Balieiro Lodi – FFCLRP /USP |
GT 16/24 – Educação, Arte e Comunicação Coordenadores |
|
Moema Rebouças - UFES Aldo Victorio - UERJ |
Sala 28 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
IMAGENS, MEMÓRIAS E INFÂNCIAS: NARRATIVAS EM (COM)TEXTOS EDUCATIVOS NA PERSPECTIVA COLABORATIVO-PARCEIRA Maria Angélica Vago-Soares/ Ufes Gerda Margit Schütz-Foerste/ Ufes |
|
O SALTO PARA O FUTURO: REFLEXÕES ACERCA DA PRODUÇÃO DE TELEVISÃO EDUCATIVA DIGITAL David Silva Bet/ UFSCar |
|
ENSINO DE DANÇA NA ESCOLA: UM OLHAR SOBRE OS DOCUMENTOS NORTEADORES Cecília Silvano PPGE/UFRJ Giseli Barreto da Cruz FE/PPGE/UFRJ |
|
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESTÉTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DIÁLOGOS ENTRE ARTE E EDUCAÇÃO Adrianne Ogeda Guedes/ UNIRIO Greice Duarte de Brito Silva/ UFF |
|
AS MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL E OS POSSÍVEIS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTE Profª Drª Adriana Magro/ UFES Profª Drª Larissa Fabrício Zanin/ UFES Profª Drª Maira Pêgo de Aguiar/ UFES |
GT 17 –Filosofia da Educação Coordenadores |
|
Robson Loureiro - UFES Samuel Mendonça - PUC - Campinas |
Sala 27 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
A FILOSOFIA COMO EXERCÍCIO MODIFICADOR DE SI: UM ESTUDO A PARTIR DAS PRÁTICAS E SABERES DE PROFESSORES DE FILOSOFIA NÃO-GRADUADOS EM FILOSOFIA Daniel Santini Rodrigues/ UFS |
|
A CATARSE MUSICAL COMO ELEMENTO PARA A FORMAÇÃO ESTÉTICO-CULTURAL E IMBRICADA À REEDUCAÇÃO DOS SENTIDOS Renata Rosa Weixter/ UFES |
GT 19/22 - Educação em Matemática e Educação Ambiental Coordenadores |
|
Martha Tristão - UFES Maria Inês Petrucci - Unicamp |
Auditório do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
IMAGENS-NARRATIVAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PRODUÇÕES CULTURAIS DO CONGO NOS CURRÍCULOS PRATICADOS NOS COTIDIANOS ESCOLARES Ana Paula Dias Pazzaglini Roldi/ SEDU - NIPEEA |
|
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL POSSÍVEL EM CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE/RJ: ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE SUCESSO Sara Rozinda Martins Moura Sá dos Passos - UCP |
|
UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DESENVOLVIDAS NO MUNICÍPIO DE PRAIA GRANDE - SP Nadja Ferreira da Silva/ UNISANTOS |
GT 20/14 - Psicologia da Educação e Sociologia da Educação
|
|
Coordenadores |
|
Ivone Martins de Oliveira - UFES Ana Laura Godinho Lima - USP |
Sala 25 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
FAMÍLIAS POPULARES E ESCOLAS EM TERRITÓRIOS VULNERÁVEIS: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA EM MARIANA-MG. Cristina Ferreira de Assis/ UFES |
|
VIGOTSKI – CINEMA: DIOLAGO E APROXIMAÇÕES DENTRO DO CAMPO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Santiago Daniel Hernandez Piloto Ramos – UFES |
|
A CULTURA DO LÚDICO: BRINCADEIRAS MUSICAIS NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL Rodrigo Duarte Portela – FAE/UFMG Vanessa Ferraz Almeida Neves – FAE/UFMG |
|
O DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO MEDIADA E SUA RELAÇÃO COM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Lucimar Barros de Almeida Delman Lains – PUC Campinas Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha – PUC Campinas |
|
A AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E OS TRANSTORNOS DE ATENÇÃO À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL. Luis Henrique Zago / FCT/UNESP
|
|
DISTINTA FRONTEIRA: JOVENS ESTUDANTES DE CURSOS ALTAMENTE SELETIVOS NUMA UNIVERSIDADE FEDERAL Mariane Brito da Costa - UFF Paulo C. Rodrigues Carrano – UFF |
GT 21/23 – Educação, Relações Étnico-Raciais, Gênero, Sexualidade |
|
Coordenadores |
|
Hiran Pinel - UFES Anderson Ferrari - UFJF |
Sala 10 e 11 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
O CONGADO NA EXPERIÊNCIA ESCOLAR DA APAE DE OURO PRETO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CULTURA CONGADEIRA NO CONTEXTO EDUCACIONAL Fabiana Siqueira Silva – UFOP |
|
“EU ENTREI AQUI PORQUE EU TIVE UMA VIDA FÁCIL...”: DIÁLOGOS ENTRE O PODER DA BRANQUITUDE E O RACISMO Viviane da Silva Almeida – UFRRJ / SEMED-NI |
|
O QUE DIZEM AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NA PERSPECTIVA MULTICULTURAL CRÍTICA Aldieris Braz Amorim Caprini - IFES |
|
A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Dayana Doria Vieira de Medeiros – UERJ |
|
CONSTRUÇÕES DISCURSIVAS SOBRE O SEXO E A SEXUALIDADE EM TEXTOS ESCOLARES CONTEMPORÂNEOS Joana Viana de Barros/UNIRIO Evelyn Goyannes Dill Orrico/ UNIRIO |
|
HOMOSSEXUALIDADES EM DISCUSSÃO: APONTAMENTOS DE UMA PESQUISA COM ESTUDANTES DE PEDAGOGIA Roney Polato de Castro – PPGE/FACED/UFJF |
|
PESQUISA SOBRE “AFRODESCENDÊNCIA” – QUE CONTRIBUIÇÃO TRAZ À PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO BRASIL? Francilene Brito da Silva – UERJ |
|
EDUCAÇÃO PARA À DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: A TRAJETÓRIA DE VIDA DE DUAS PROFESSORAS NEGRAS DA CIDADE DE JUIZ DE FORA, MG. Andressa Lima Talma – UFJF Waldeir Reis Pereira – UFJF |
|
SOBRE SABERES ACADÊMICOS, NEGROS E INDÍGENAS: APONTAMENTOS INICIAIS SOBRE ENCONTROS, DISPUTAS E TENSÕES Lygia de Oliveira Fernandes – UERJ |
|
LITERATURA NEGRA FEMININA E O FEMINISMO: A RECONSTRUÇÃO DO SENTIDO DA LUTA: QUAL O SEU PAPEL NA SALA DE AULA ? Ana Cristina da Costa Gomes - PPGEDU/UNIRIO |