12/07/2016 - Terça-feira

13h-14h – Apresentação de Pôsteres

GT 02 – História da Educação

Coordenadores

Regina Helena Silva Simões - UFES

Alessandra Schueler - UFF

Sala 22 do IC-IV-Centro de Educação

Título/ Autor/ Instituição

A CULTURA ESCOLAR COMO CONCEITO DE ANÁLISE NA CONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FEMININA

Angela Bonard Micci Borges de Campos/UNISANTOS

A INSTRUÇÃO PRIMÁRIA NO INÍCIO DO SÉCULO XX NO DISTRITO DE PINDAHYBAS, SABARÁ/MINAS GERAIS

Alisson José da Silva Esteves Pereira/ UEMG
Gilvanice Barbosa da Silva Musial/ UFBA

Escolarização de Meninas Negras na Primeira República (1889 – 1910)

Luciana Silva Leal/ PUC - SP

OS CASTIGOS ESCOLARES NO COLÉGIO PEDRO II: ENTRE REGRAS E MORALIZAÇÃO DE CONDUTAS

Tatyana Marques De Macedo Cardoso/ COLÉGIO PEDRO II

 

GT 03 – Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos

Coordenadores

Reginaldo Célio Sobrinho - UFES

Mailsa Passos - UERJ

Sala 23 do IC-IV-Centro de Educação

Título/ Autor/ Instituição

ENTRE A VIGILÂNCIA E A PROTEÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO AO ADOLESCENTE EM CUMPRIMENTO DE LIBERDADE ASSISTIDA.

Renan Saldanha Godoi/ UFF

GESTÃO EDUCACIONAL:UM ESTUDO SOBRE O PAPEL DAS NARRATIVAS COMO INTERVENÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR

Viviane Franzo Juliani/ UNICID

EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO: SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR JOVENS-ADOLESCENTES

Adriana Gomes Silveira/ PPGE/UFES/IFES

 

GT 04/08 – Didática e Formação de Professores

Coordenadores

Silvana Ventorim - UFES

Guilherme Val Toledo - Unicamp

Sala 04 do IC-IV-Centro de Educação

Título/ Autor/ Instituição

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS NORMAIS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES POLIVALENTES?

Luciana Aparecida Godinho Novaes / UNISANTOS

O PARQUE MOSCOSO COMO ESPAÇO-MEMÓRIA DA CIDADE DE VITÓRIA: A EDUCAÇÃO NA CIDADE EM DEBATE NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Larissa Franco de Mello Aquino Pinheiro/ IFES

A ESCRITA DE SI COMO ELEMENTO FORMATIVO

Iara Leticia Leite de Oliveira/ UFOP

Rosana Areal de Carvalho/ UFOP

Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva/ UFOP

CONTEÚDOS E METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTORIA: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL NOS CURSOS DE PEDAGOGIA

Ramires Santos Teodoro de Carvalho/ CUML

Alessandra David/ CUML

CONSTRUÇÃO E MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DE UMA PROFESSORA DE DIREITO CIVIL

Adriana Mallmann Vilalva/ UNISANTOS

Patricia Cristina Albieri de Almeida/ UNISANTOS/FCC

EXCELÊNCIA E ÉTICA NO DISCURSO DOS PROFESSORES DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFRJ

Luzia Cunha Cruz/ UFRJ

Glaucya Maria Lopes Lino/ UFRJ

Monique Maiques de Souza Alves Rezende/ UFRJ

 Maria Judith Sucupira da Costa Lins/ UFRJ

 

GT 05/11/13 – Estado e Política Educacional (Educação Básica e Superior)

Coordenadores

Eliza Bartolozzi - UFES

Maria Angélica Rodrigues Martins - Unisantos

Sala 06 do IC-IV-Centro de Educação

Título/ Autor/ Instituição

"REGIME DE COLABORAÇÃO" NO FEDERALISMO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL

Rodrigo Ferreira Rodrigues – UFES

AVALIAÇÃO E GESTÃO NO ENSINO SUPERIOR: O PAPEL DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA)

Neide Pena Cária – UNIVÁS

Nelson Lambert de Andrade – UNIVÁS

Rosely Ribeiro da Costa – UNIVÁS

Scheilla Guimarães de Oliveira – UNIVÁS

O PROJETO ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NA REDE ESTADUAL DE SÃO PAULO: EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE?

Tatiane Aparecida Ribeiro Torres – FEUSP

EDUCAÇÃO, POLÍTICA E GRAMSCI: COMO ENTENDER TEMPOS SOMBRIOS

ANA VALÉRIA DIAS PEREIRA – UNIRIO

 

GT 07 – Educação de Crianças de 0 a 6 anos

Coordenadores

Ana Carolina Galvão Marsiglia - UFES

Isabel de Oliveira e Silva - UFMG

Sala 24 do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

A OBRIGATORIEDADE DA PRÉ-ESCOLA EM UMA MICRORREGIÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Caroline Barreto Brunelli Barbosa -PPE/FFCLRP/USP

Bianca Cristina Correa -PPE/FFCLRP/USP

MODELOS DE EDUCAÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA: PERCEPÇÕES E CONCEPÇÕES DE PAIS E PROFESSORES

Regiane de Fátima Teodoro - UFOP

Marlice de Oliveira e Nogueira - UFOP

 

GT 09/06/18 – Trabalho e Educação, Educação Popular e Educação de Pessoas Jovens e Adultas

Coordenadores

Erineusa Maria da Silva - UFES

Aparecida Neri de Souza - Unicamp

Sala 08 do IC-IV-Centro de Educação

Título/ Autor/ Instituição

A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE PARA OS ASSENTADOS DA REFORMA AGRÁRIA EM DE LARANJAL DO JARI – AP

Oséias Soares Ferreira - UNICAMP

A PRÁXIS DA FILOSOFIA E A FORMAÇÃO HUMANA NO PROEJA

Eliesér Toretta Zen – Ifes

Edna Castro de Oliveira – Ufes

FORMAÇÃO ESCOLAR E MUNDO DO TRABALHO: A PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO NO INSTITUTO POLITÉCNICO DA UFRJ EM CABO FRIO/RJ

Laís Santos de Paula - PPGEduc/ UFRRJ

JOVENS MIGRADOS PARA A EJA – UM ESTUDO DE CASO

Amanda Guerra de Lemos - UNIRIO

O EDUCANDO DA EJA E A CIDADE: UM ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS DA REINSERÇÃO ESCOLAR SOBRE AS FORMAS DE CONCEBER E VIVENCIAR A CIDADE

Suellen Guimarães Alves - UFMG

Leôncio Soares - UFMG

ALFABETIZAÇÃO DO ADULTO E ESCOLARIZAÇÃO DE SEUS DESCENDENTES: ESTUDO DOS EFEITOS DE IRRADIAÇÃO

Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva - UFOP

Giselle Barbosa Andrade Rodrigues - UFOP

Yara Câmara Moreira - UFOP

 

GT 10 – Alfabetização, Leitura e Escrita

Coordenadores

Maria Amélia Dalvi Salgueiro - UFES

Carmen Sanches Sampaio - UNIRIO

Sala 26 do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

APROPRIAÇÕES DE CONCEPÇÕES DE LEITURA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Celina Loose – Ufes

O TRABALHO COM A LITERATURA INFANTIL NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Schirlen Pancieri Lima – PPGEH/IFES

REFLETINDO OU REPETINDO? UMA ANÁLISE DO ESTUDO DE CONTOS INFANTIS PROPOSTO PELO LIVRO DIDÁTICO

Daiane Francis Fernandes Ferreira – UFES

 

GT 12 – Currículo

Coordenadores

Geide Coelho - UFES

Rita de Cássia Prazeres Frangella - UERJ

Sala 32 do IC-IV-Centro de Educação

Título/ Autor/ Instituição

(DES) FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO/DO PNAIC: A POTÊNCIA DO ENCONTRO SUBVERTENDO A LÓGICA DE HOMOGENEIZAÇÃO

Soymara Vieira Emilião – UERJ

Viviane Lontra – UNIRIO

EDUCAÇÃO DO CORPO, CURRÍCULO E INSTITUIÇÕES ESCOLARES

Luiza Silva Moreira - UFRJ

Marina Paradela Gurgel - UFRJ

Kalyla Maroun - UFRJ

Antonio Jorge Gonçalves Soares - UFRJ

CURRÍCULO DE GEOGRAFIA DA REDE ESTADUAL PAULISTA: ANÁLISE DAS RELAÇÕES ESPACIAIS DOS ALUNOS

Sonara da Silva de Souza – FFCLRP/ USP

Andrea Coelho Lastória – FFCLRP/ USP

 

GT 15 – Educação Especial

Coordenadores

Sonia Lopes Victor - UFES

Heloísa Andréia de Matos Lins - Unicamp

Sala 09 do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

 

GT 16/24 – Educação, Arte e Comunicação

Coordenadores

Moema Rebouças - UFES

Aldo Victorio - UERJ

Sala 28 do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

 

GT 17 –Filosofia da Educação

Coordenadores

Robson Loureiro - UFES

Samuel Mendonça - PUC - Campinas

Sala 27 do IC-IV-Centro de Educação

 

GT 19/22 - Educação em Matemática e Educação Ambiental

Coordenadores

Martha Tristão - UFES

Maria Inês Petrucci - Unicamp

Sala 05 do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ÂMBITO DO PROJETO REFORÇO ESCOLAR

Cristiane Custódio de Souza Andrade/UERJ/FFP

RECURSOS DIDÁTICOS COMO AUXÍLIO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA.

Tamires Pastore Bernardi/ PUC - CAMPINAS

 

GT 20/14 - Psicologia da Educação e Sociologia da Educação

Coordenadores

Ivone Martins de Oliveira - UFES

Ana Laura Godinho Lima - USP

Sala 25 do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

DEMOCRACIA DELIBERATIVA EM JÜRGEN HABERMAS: DECORRÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO

Ednéia Virgínia Pinheiro - UFSCar

FRAUDE EM AVALIAÇÕES: “PATOLOGIA PEDAGÓGICA” OU DEFICIÊNCIA NA ESTRUTURAÇÃO ÉTICA DO ESTUDANTE?

Evandro Marcio de Oliveira/ UNISO

GESTÃO ESCOLAR E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO: UM ESTUDO SOBRE TRÊS ESCOLAS DE BELO HORIZONTE

Pollyanna Silva de Paulo Faria/ UFMG

Maria Teresa Gonzaga Alves/ UFMG

 

GT 21/23 – Educação, Relações Étnico-Raciais, Gênero, Sexualidade

Coordenadores

Hiran Pinel - UFES

Anderson Ferrari - UFJF

Sala 10 do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE JUIZ DE FORA, MG.

Nelbia Maria da Silva Costa/ UFJF

PROCESSOS EDUCATIVOS NA COMUNIDADE RURAL NEGRA COLÔNIA DE SÃO FIRMINO, EWBANK DA CÂMERA, MG.

Williana Freitas de OLIVEIRA- UFJF

OLHANDO PARA AS PRÁTICAS E APRENDENDO COM QUEM FAZ: COMPREENSÃO SOBRE FAZER DA E NA EDUCAÇÃO ANTI-RACISTA A PARTIR DA ANÁLISE DAS NARRATIVAS DOS EDUCADORES

Aline Oliveira Grion – UFRRJ

 

13h-14h – Mostra de Vídeos – Cine Metrópolis

 

14h-18h - Apresentação de trabalhos científicos (Comunicação oral nos GT)

GT 02 – História da Educação

Coordenadores

Regina Helena Silva Simões - UFES

Alessandra Schueler - UFF

Sala 22 do IC-IV-Centro de Educação

TRAJETÓRIAS DA EDUCAÇÃO DE UM MUNICÍPIO RECÉM-EMANCIPADO: O CASO DE MESQUITA (2001-2005)

Adriena Casini Da Silva/ UFRJ/PROEDES

AS PRESCRIÇÕES PEDAGÓGICAS NA IMPRENSA PERIÓDICA DE ENSINO E DE TÉCNICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA (1932-1960)

Juliana Martins Cassani Matos/UFES
Wagner Dos Santos/UFES

A VOZ DOS PROFESSORES NOS IMPRESSOS EM OPOSIÇÃO

Ana Carolina Rozendo Ferreira dos Santos/ UERJ

PROFESSORES LEIGOS DE MATO GROSSO: AS INFLUÊNCIAS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE 1960

Marineide de Oliveira da Silva/ UNESP

ESCOLAS REUNIDAS: AS PRERROGATIVAS EDUCACIONAIS EXPRESSA NO REGULAMENTO DE 1927 DE MATO GROSSO

Elton Castro Rodrigues Dos Santos/ UNESP/RC

FINALIDADES DO ENSINO DA ARITMÉTICA NO CURSO PRIMÁRIO (1929-1978)

Rosimeire Aparecida Soares Borges/ UNIVÁS

AÇÕES PÚBLICAS E PARTICULARES: A INSTRUÇÃO NO MINISTÉRIO DE JOÃO ALFREDO CORRÊA DE OLIVEIRA (1870-1875)

Fátima Aparecida Do Nascimento/ UERJ/PROPED

 

GT 03 – Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos

Coordenadores

Reginaldo Célio Sobrinho - UFES

 

Mailsa Passos - UERJ

Sala 23 do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

 

A CONTRIBUIÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA

Giseli Passador Lombardi/ UNICID

Adelina de Oliveira Novaes/  UNICID

A “CONTRACIDADANIA” BURGUESA NAS PROPOSIÇÕES EDUCACIONAIS DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST)

Cláudia Maria Bernava Aguillar/ UNESP - Marília

CASAS DE FARINHA: ESPAÇO DE SABERES

Jeanne Lopes Santana - UNEB

POR LÓGICAS DESCOLONIAIS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMPLEXA

Katia Gonçalves Castor / UFES

O DESENVOLVIMENTO DO “PROJETO DE VIDA” EM UMA ESCOLA DE ENSINO INTEGRAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

Ana Paula de Souza Ponso / PUC-SP

 

 

GT 04/08 – Didática e Formação de Professores

Coordenadores

Silvana Ventorim - UFES

Guilherme Val Toledo - Unicamp

Sala 04 e 05 do IC-IV-Centro de Educação

Título/ Autor/ Instituição

ANÁLISE DO DISCURSO DE PROFESSORES E EQUIPE GESTORA: INDISCIPLINA E VIOLÊNCIA NA ESCOLA

Maria Cecília Luiz/ UFSCar

Ariel Cristina Gatti Vergna/ UFSCar

AS FACES DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, OFERECIDA POR UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DE SÃO PAULO.

Celly dos Santos Costa/ PUCC

Elvira Cristina Martins Tassoni/ PUCC

O QUE PENSAM OS LICENCIANDOS DE PEDAGOGIA SOBRE A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO MUSEU

Nilzilene Imaculada Lucindo/ UFMG

PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DE CLASSES MULTISSERIADAS DE ESCOLAS DO CAMPO: NARRATIVAS DE SEUS SABERESFAZERES COTIDIANOS

Elizete Oliveira de Andrade/ UEMG / Unidade Carangola

Guilherme do Val Toledo Prado/ UNICAMP

A PORTARIA DA CAPES Nº 206/ 2011: UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DOCENTE DO COLÉGIO PEDRO II

Carolina de Castro Nadaf  Leal/ UNESA/RJ

Helenice Maia/ UNESA/RJ

A CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE E OS SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL TÉCNICO DAS ÁREAS DE SAÚDE E BEM-ESTAR

Danielle Girotti Callas/PUC-SP

Vera Maria Nigro de Souza Placco/PUC-SP

OS TUTORES E SUA FORMAÇÃO: REPERCUSSÕES NO TRABALHO DOCENTE

Thiago Pedro de Abreu/ UNISANTOS

Irene Jeanete Lemos Gilberto/ UNISANTOS

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: REVERBERAÇÕES DE UM PROCESSO DE ESCRITA DOCENTE

Letícia Santos da Cruz /UFRJ

A FORMAÇÃO DOCENTE COMO CONSTITUIDORA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DISPOSITIVO QUE SUBJETIVA

Josí Aparecida de Freitas / IFSUL

Paula Deporte de Andrade/ IFSUL

UMA ANÁLISE DOS ESTUDOS ACERCA DOS SUPERVISORES QUE ATUAM NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Thatianne Ferreira Silva/UFV

Rita de Cássia de Alcântara Braúna/ UFV

CONTRIBUIÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A DIDÁTICA.

Sueli de Lima Moreira/ UERJ

ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DE UM MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO

Luciana Andréa Afonso Sigalla/PUC-SP

Adriana Teixeira Reis/PUC-SP

Maria Emiliana Lima Penteado/PUC-SP 

(SOBRE)VIVÊNCIAS E PERCURSOS NO ENSINO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA REGIÃO DOS INCONFIDENTES-MG

Doan Ricardo Neves da Cruz/ UFOP

FORMAÇÃO ESTÉTICA E NARRATIVAS NO CURSO DE PEDAGOGIA

Maria Lucinalva da Silva/ UNICID

FACEBOOK E O USO DA WEB PARA SUPORTE À FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Maria Alzira de Almeida Pimenta/ UNISO

Tércia Zavaglia Torres/ FACP

Sônia Piaya/ EMBRAPA

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: ALTERIDADE, DIALOGISMO E IDENTIDADE

Fernanda Izidro Monteiro/ UFRJ

A DISTÂNCIA TRANSACIONAL NA EAD E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE INGLÊS

Cicinato Azevedo do Carmo/CISA

Stella Cecília Duarte Segenreich/ UFRJ

 

GT 05/11/13 – Estado e Política Educacional (Educação Básica e Superior)

Coordenadores

Eliza Bartolozzi - UFES

Maria Angélica Rodrigues Martins - Unisantos

Sala 06 e 07 do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

CIÊNCIA E SOCIEDADE: AS POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO DE SUJEITOS NA UNIVERSIDADE.

Ivanise Monfredini – UNISANTOS/FAPESP

QUE EDUCAÇÃO QUEREM OS REFORMADORES EMPRESARIAIS? UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EXTERNA E REDES DE INFLUÊNCIA.

Henrique Dias Gomes de Nazareth – UNIRIO/CAPES

CRIANÇAS DE QUATRO E CINCO ANOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA OBRIGATÓRIA: POLÍTICAS DA BAIXADA FLUMINENSE

Anelise Monteiro do Nascimento – UFRRJ

OS RECURSOS FINANCEIROS DESCENTRALIZADOS TRANSFERIDOS A CINCO ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO PAULO: COMPARANDO O PDDE, O PTRF E A VERBA DE ADIANTAMENTO

Mariana Peleje Viana – FEUSP

Rubens Barbosa de Camargo – FEUSP

IDEIAS E RESISTÊNCIA DOCENTE ÀS REFORMAS EDUCACIONAIS

Maria Socorro G. Torquato – FAM

A REFORMA DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SEUS DESDOBRAMENTOS NA VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO

 Luciana Castro – UFJF

A (IN) DISCIPLINA COMO FATOR DE REGULAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

Renata Maria Moschen Nascente – UFSCar/CNPq

O DIREITO AO ENSINO MÉDIO: O PAPEL DA UNIÃO E A DEMANDA NA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIA

Marcelo Lima – UFES/Capes

Michele Pazolini – UFES/Capes

PROGRAMA ESCOLA A TEMPO INTEIRO: CURRÍCULO “ESCOLARIZANTE” OU INTEGRADO?

Elisangela Maria Pereira Schimonek - Unicamp

CRECHE: POLÍTICA MENOR PARA OS PEQUENOS

Afonso Canella Henriques – UFSCar

Fabiana Luci de Oliveira – UFSCar

Anete Abramowicz – UFSCAR

ORGANIZAÇÃO ESCOLAR EM CICLO E AS PRÁTICAS AVALIATIVAS COTIDIANAS: UMA RELAÇÃO TENSIONADA PELA POLÍTICA DE CONTROLE PÚBLICO POR MEIO DA AVALIAÇÃO

Ester de Azevedo Corrêa Assumpção – UNIRIO/GEPAC

Andréa Fetzner – UNIRIO/GEPAC

 

GT 07 – Educação de Crianças de 0 a 6 anos

Coordenadores

Ana Carolina Galvão Marsiglia - UFES

Isabel de Oliveira e Silva - UFMG

Sala 24 do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

CONTRIBUIÇÕES DA ANTROPOLOGIA DA CRIANÇA PARA PENSAR AS CULTURAS DA INFÂNCIA

Sandro Vinicius Sales dos Santos – FaE/UFMG

PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: IDENTIDADE E PROFISSIONALIZAÇÃO EM QUESTÃO

Heloisa Helena Oliveira de Azevedo – PUC/CAMP

A PRÁTICA PEDAGÓGICA HISTÓRICO-CRÍTICA NA PRÉ-ESCOLA: IMPLICAÇÕES DA BRINCADEIRA DE PAPÉIS SOCIAIS NA BUSCA PELO MÁXIMO DESENVOLVIMENTO INFANTIL NESTA FASE DE ENSINO

Rodrigo Lima Nunes - FCT/UNESP

Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho - FCT/UNESP

Tatiane da Silva Pires Felix - FCT/UNESP

PRÁTICAS LEITORAS NA CRECHE: PONTOS DE VISTA DOCENTES

Luziane Patricio Siqueira Rodrigues –UFF

“VAI, ESCREVE AÍ, ESCREVE. JÁ ESCREVEU?” - O LUGAR DA PESQUISADORA PELO OLHAR DAS CRIANÇAS

Silvia Néli Falcão Barbosa – PUC/Rio

O OLHAR DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE AS ARTES VISUAIS

Márcia Dárquia Nogueira da Silva – UFMG

 Iza Rodrigues da Luz – UFMG

AS VIVÊNCIAS DOS BEBÊS NA CRECHE: REFLEXÕES A PARTIR DA PERSPECTIVA HISTÓRICO- CULTURAL

Alice de Paiva Macário- UFJF/PPGE

Núbia Schaper Santos- UFJF/PPGE

 

GT 09/06/18 – Trabalho e Educação, Educação Popular e Educação de Pessoas Jovens e Adultas

Coordenadores

Erineusa Maria da Silva - UFES

Aparecida Neri de Souza - Unicamp

Sala 08 do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

QUEM DEVE OCUPAR OS BANCOS DO ENSINO SUPERIOR? REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE ESTUDANTES DE BAIXA RENDA

Cláudia Terra - UNICID

Adelina Novaes - FCC/UNICID

O CURRÍCULO INTEGRADO NA PRÁXIS DO PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA NO ESPÍRITO SANTO

Maria Geovana Melim Ferreira - UFES

GEOGRAFIA COMUNITÁRIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: OS EDUCADORES SEM TERRA DO ASSENTAMENTO PAULO CÉSAR VINHA - CONCEIÇÃO DA BARRA/ES

Júlio de Souza Santos - UFES

PROEJA E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: DIÁLOGOS NO INSTITUTO FEDERAL BAIANO/CAMPUS SANTA INÊS

Gláucia Maria Ferrari - UFF

Elionaldo Fernandes Julião - UFF

ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Giovani Zanetti Neto -UFES

Laércio Ferracioli - UFES

ASPECTOS DA EXPERIÊNCIA UNIVERSITÁRIA DE EGRESSOS/AS DA EJA NO INTERIOR DA BAHIA – UNEB, CAMPUS X E XVIII

Neilton Castro da Cruz – UFMG

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO ESPECIAL: A INTERFACE DE DUAS MODALIDADES DA EDUCAÇÃO NACIONAL COMO OBJETO DE PESQUISA DE TESES E DISSERTAÇÕES

Katiuscia Aparecida Moreira de Oliveira Mendes-IFES

A LUTA DE MÃES TRABALHADORAS NA ILHA DO GOVERNADOR PELO DIREITO À CRECHE

Jane Chalão Lucchesi - FFP / UERJ

 

GT 10 – Alfabetização, Leitura e Escrita

Coordenadores

Maria Amélia Dalvi Salgueiro - UFES

Carmen Sanches Sampaio - UNIRIO

Sala 26 do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

HISTÓRIAS DE LEITURA EM NARRATIVAS DOCENTES: ENTRE POSSIBILIDADES E REFLEXÕES

Jacqueline Martins da Silva – FFP-UERJ

CADERNOS DE FORMAÇÃO DO PNAIC EM LÍNGUA PORTUGUESA: CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO E DE LETRAMENTO

Kaira Walbiane Couto Costa - UFES

A UNIVERSALIZAÇÃO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES MUNICIPAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E OS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NELAS

Rafaela Vilela – UFRJ

Sônia Travassos – UFRJ

DISCURSOS SOBRE PRÁTICAS ALFABETIZADORAS MATERIALIZADOS EM CADERNOS ESCOLARES, INDÍCIOS DE DISCURSOS DITOS

Fernanda Zanetti Becalli – IFES

PROJETO DE LETRAMENTO, PROJETO DIDÁTICO DE GÊNERO E SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UM ESTUDO COMPARATIVO

Nádia Ferreira de Faria-Braga – UFJF

Tânia Guedes Magalhães – UFJF

LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS EM AVALIAÇÕES EXTERNAS DA ALFABETIZAÇÃO

Dilza Côco/Ifes

Cláudia Maria Mendes Gontijo/Ufes

 

GT 12 – Currículo

Coordenadores

Geide Coelho - UFES

Rita de Cássia Prazeres Frangella - UERJ

Sala 32 do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

CURRÍCULO NO ENSINO FUNDAMENTAL EM NOVE ANOS: UM CAMPO EM CONSTRUÇÃO.

Thais Monteiro Ciardella - FEUSP

CONCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE TRANSGÊNICOS: PROCESSO CURRICULAR COM INTRODUÇÃO DE TEMA CONTROVERSO

Lívia Carvalho da Costa – CUML

Natalina Aparecida Laguna Sicca – CUML

CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM MÚSICA DA UNIRIO: O FUNK COMO OBJETO CULTURAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO

Ralphen Rocca Musauer - UNIRIO

CULTURA E DIFERENÇA NO AMBIENTE ESCOLAR: QUESTÕES CURRICULARES.

Renata Leite de Oliveira – PPGECC – FEBF/UERJ

CURRÍCULO, CONHECIMENTO E CULTURA DIGITAL: DESAFIOS EM TEMPOS DE “ESCOLA SOB SUSPEITA”.

Marcus Vinicius Monteiro Peres - UFRJ

O USO PEDAGÓGICO DAS VÍDEO-AULAS: ALGUMAS POSSIBILIDADES E CONSEQUÊNCIAS CURRICULARES

Leonardo Malgeri – UFRJ

A POTÊNCIA DO DEVIR JOVEM: UM CURRÍCULO-VIDA PENSADO NA COMPLEXIDADE DAS REDES DE SABERESFAZERES

Geraldo Ferreira dos Santos – UFES

Letícia Regina Souza Prezotti - PMG

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESPAÇO A SER OCUPADO.

Thais Monteiro Ciardella - FEUSP

NARRATIVAS NOS/DOS COTIDIANOS DA ESCOLA PÚBLICA: CIDADANIA E EMANCIPAÇÃO SOCIAL NOS CURRÍCULOS PENSADOSPRATICADOS

Marina Santos Nunes de Campos - PROPED/UERJ

 

GT 15 – Educação Especial

Coordenadores

Sonia Lopes Victor - UFES

Heloísa Andréia de Matos Lins - Unicamp

Sala 09 do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

LIVROS PARA CEGOS E SURDOS: A ACESSIBILIDADE DE LEITURA NA ESCOLA

Tatiana De Andrade Fulas – PUC-SP

MATRÍCULAS DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM ESCOLAS INDÍGENAS: UMA ANÁLISE DO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA (2007-2013)

Michele Aparecida de Sá – UEMG

O DOCENTE UNIVERSITÁRIO E OS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NÃO PERCEPTÍVEIS

Cristiane Corrêa Torquato – PUC MG

A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ÂMBITO DO ESTADO BRASILEIRO: POLÍTICAS, AÇÕES E SUA OFERTA NO BRASIL E NO ESPÍRITO SANTO

Marileide Gonçalves França - IFES

O QUE DIZEM AS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA DO ENTRELUGAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Izaionara Cosmea Jadjesky Pereira - UFES

Educação Bilíngue para Surdos: conflitos políticos e consequências para sua implantação

Hanna Russo Chacon Rodrigues Silva – FFCLRP /USP

Ana Claudia Balieiro Lodi – FFCLRP /USP

 

GT 16/24 – Educação, Arte e Comunicação

Coordenadores

Moema Rebouças - UFES

Aldo Victorio - UERJ

Sala 28 do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

IMAGENS, MEMÓRIAS E INFÂNCIAS: NARRATIVAS EM (COM)TEXTOS EDUCATIVOS NA PERSPECTIVA COLABORATIVO-PARCEIRA

Maria Angélica Vago-Soares/ Ufes

Gerda Margit Schütz-Foerste/ Ufes

O SALTO PARA O FUTURO: REFLEXÕES ACERCA DA PRODUÇÃO DE TELEVISÃO EDUCATIVA DIGITAL

David Silva Bet/ UFSCar

ENSINO DE DANÇA NA ESCOLA: UM OLHAR SOBRE OS DOCUMENTOS NORTEADORES

Cecília Silvano PPGE/UFRJ

Giseli Barreto da Cruz FE/PPGE/UFRJ

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESTÉTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DIÁLOGOS ENTRE ARTE E EDUCAÇÃO

Adrianne Ogeda Guedes/ UNIRIO

Greice Duarte de Brito Silva/ UFF

AS MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL E OS POSSÍVEIS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTE

Profª Drª Adriana Magro/ UFES

Profª Drª Larissa Fabrício Zanin/ UFES

Profª Drª Maira Pêgo de Aguiar/ UFES

 

GT 17 –Filosofia da Educação

Coordenadores

Robson Loureiro - UFES

Samuel Mendonça - PUC - Campinas

Sala 27 do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

A FILOSOFIA COMO EXERCÍCIO MODIFICADOR DE SI: UM ESTUDO A PARTIR DAS PRÁTICAS E SABERES DE PROFESSORES DE FILOSOFIA NÃO-GRADUADOS EM FILOSOFIA         

Daniel Santini Rodrigues/ UFS

A CATARSE MUSICAL COMO ELEMENTO PARA A FORMAÇÃO ESTÉTICO-CULTURAL E IMBRICADA À REEDUCAÇÃO DOS SENTIDOS 

Renata Rosa Weixter/ UFES

 

GT 19/22 - Educação em Matemática e Educação Ambiental

Coordenadores

Martha Tristão - UFES

Maria Inês Petrucci - Unicamp

Auditório do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

IMAGENS-NARRATIVAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PRODUÇÕES CULTURAIS DO CONGO NOS CURRÍCULOS PRATICADOS NOS COTIDIANOS ESCOLARES

Ana Paula Dias Pazzaglini Roldi/ SEDU - NIPEEA

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL POSSÍVEL EM CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE/RJ: ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE SUCESSO     

Sara Rozinda Martins Moura Sá dos Passos - UCP

UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DESENVOLVIDAS NO MUNICÍPIO DE PRAIA GRANDE - SP    

Nadja Ferreira da Silva/ UNISANTOS

 

GT 20/14 - Psicologia da Educação e Sociologia da Educação

 

Coordenadores

Ivone Martins de Oliveira - UFES

Ana Laura Godinho Lima - USP

Sala 25 do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

FAMÍLIAS POPULARES E ESCOLAS EM TERRITÓRIOS VULNERÁVEIS: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA EM MARIANA-MG.

Cristina Ferreira de Assis/ UFES

VIGOTSKI – CINEMA: DIOLAGO E APROXIMAÇÕES DENTRO DO CAMPO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.

Santiago Daniel Hernandez Piloto Ramos – UFES

A CULTURA DO LÚDICO: BRINCADEIRAS MUSICAIS NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Rodrigo Duarte Portela – FAE/UFMG

Vanessa Ferraz Almeida Neves – FAE/UFMG

O DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO MEDIADA E SUA RELAÇÃO COM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Lucimar Barros de Almeida Delman Lains – PUC Campinas

Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha – PUC Campinas

A AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E OS TRANSTORNOS DE ATENÇÃO À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL.

Luis Henrique Zago / FCT/UNESP

 

DISTINTA FRONTEIRA: JOVENS ESTUDANTES DE CURSOS ALTAMENTE SELETIVOS NUMA UNIVERSIDADE FEDERAL

Mariane Brito da Costa - UFF

Paulo C. Rodrigues Carrano – UFF

 

GT 21/23 – Educação, Relações Étnico-Raciais, Gênero, Sexualidade

Coordenadores

Hiran Pinel - UFES

Anderson Ferrari - UFJF

Sala 10 e 11 do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

O CONGADO NA EXPERIÊNCIA ESCOLAR DA APAE DE OURO PRETO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CULTURA CONGADEIRA NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Fabiana Siqueira Silva – UFOP

“EU ENTREI AQUI PORQUE EU TIVE UMA VIDA FÁCIL...”: DIÁLOGOS ENTRE O PODER DA BRANQUITUDE E O RACISMO

Viviane da Silva Almeida – UFRRJ / SEMED-NI

O QUE DIZEM AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS:

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NA PERSPECTIVA MULTICULTURAL CRÍTICA

Aldieris Braz Amorim Caprini - IFES

A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Dayana Doria Vieira de Medeiros – UERJ

CONSTRUÇÕES DISCURSIVAS SOBRE O SEXO E A SEXUALIDADE EM TEXTOS ESCOLARES CONTEMPORÂNEOS

Joana Viana de Barros/UNIRIO

Evelyn Goyannes Dill Orrico/ UNIRIO

HOMOSSEXUALIDADES EM DISCUSSÃO: APONTAMENTOS DE UMA PESQUISA COM ESTUDANTES DE PEDAGOGIA

Roney Polato de Castro – PPGE/FACED/UFJF

PESQUISA SOBRE “AFRODESCENDÊNCIA” – QUE CONTRIBUIÇÃO TRAZ À PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO BRASIL?

Francilene Brito da Silva – UERJ

EDUCAÇÃO PARA À DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: A TRAJETÓRIA DE VIDA DE DUAS PROFESSORAS NEGRAS DA CIDADE DE JUIZ DE FORA, MG.

Andressa Lima Talma – UFJF

Waldeir Reis Pereira – UFJF

SOBRE SABERES ACADÊMICOS, NEGROS E INDÍGENAS: APONTAMENTOS INICIAIS SOBRE ENCONTROS, DISPUTAS E TENSÕES

Lygia de Oliveira Fernandes – UERJ

LITERATURA NEGRA FEMININA E O FEMINISMO: A RECONSTRUÇÃO DO SENTIDO DA LUTA: QUAL O SEU PAPEL NA SALA DE AULA ?

Ana Cristina da Costa Gomes  - PPGEDU/UNIRIO

 

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910